Adotar as novas tecnologias na educação não é simplesmente dispor de uma escola equipada com computadores, televisões e retroprojetores nas salas de aula para o professor utiliza-los. O professor precisa combinar a metodologia com a tecnologia e essa combinação deve proporcionar o envolvimento dos alunos. Esse envolvimento dos alunos é essencial, pois o aluno aprende melhor experimentando, como nos apresenta a teoria educacional construcionista, desenvolvida por Saymour Papert.
Esse envolvimento acontece a partir do momento em que o
professor dá oportunidade ao aluno, para que ele possa realizar atividades
utilizando as tecnologias, atividades essas, que devem ser bem elaboradas pelo
professor para que não seja apenas um passatempo para o aluno. O computador
trás inúmeras possibilidades a ser usadas na educação a partir dos softwares.
Alguns dos softwares proporcionam diretamente o
envolvimento do aluno, como a programação a partir da linguagem logo, a
simulação, a modelagem e os jogos educativos. Outros softwares como multimídia e
a internet, já ofertam informações prontas que não proporcionam a interação do
aluno e por isso necessitam da intervenção do professor, mas há espaços
disponibilizados na internet em que o aluno pode ser o protagonista, como os
blogs, que podem ser utilizados para realização de atividades pelos alunos e
professores, onde além de expor os trabalhos proporciona a interação dos alunos
com os colegas e também com o professor.
A proposta da sala de aula invertida é uma maneira inovadora
e eficaz para ocorrer a interação do aluno com as tecnologias. Seu principal
objetivo é a oferta de textos, vídeos e conteúdos adicionais para fora da sala
de aula, onde o aluno lê, assiste os vídeos e realiza as atividades propostas e
na escola, utiliza o tempo da aula para a discussão dos conteúdos oferecidos
virtualmente, essa proposta proporciona que o aluno expresse suas ideias e a
criatividade.
A escola nova é um movimento educacional que procura
renovar o ensino, mudando o paradigma atual, da escola tradicional que atua
como a transmissora do conhecimento e que considera o aluno como o receptor
passivo dessa transmissão. Ela da ênfase para a criança, valorizando as suas
particularidades e o interesse de cada faixa etária da criança.
Os professores que usam as tecnologias, mas não mudam a
sua metodologia simplesmente não obtém sucesso no ensino. Estão enganados se
acham que estão inovando suas aulas deixando-as mais atrativas simplesmente por
passar um vídeo ou organizar a aula a partir de slides. Só haverá inovação no
ensino se o professor mudar sua metodologia.
Referências:
http://www.simposiohipertexto.com.br/2015/04/19/sala-de-aula-invertida-para-uma-aprendizagem-invertida/
https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/10703/10207
http://www.fe.unb.br/catedraunescoead/areas/menu/publicacoes/livros-de-interesse-na-area-de-tics-na-educacao/o-computador-na-sociedade-do-conhecimento
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