O Construcionismo é uma teoria educacional
(ou de aprendizagem) desenvolvida pelo matemático Seymour Papert, que se
baseia, principalmente, na teoria epistemológica desenvolvida por Jean Piaget,
a qual procura explicar o que é conhecimento e como ele é desenvolvido pelas
pessoas em diferentes momentos de suas vidas. De acordo com Piaget, as pessoas
constroem conhecimento na medida em que agem sobre o objeto de conhecimento
(uma coisa, uma idéia ou uma pessoa) e sofrem uma ação deste objeto.
Papert denominou
de construcionista a abordagem pela qual o aprendiz constrói, por intermédio do
computador, o seu próprio conhecimento (Papert, 1986).Papert
usou esse termo para mostrar um
outro nível de construção do conhecimento: a construção do conhecimento que
acontece quando o aluno constrói um objeto de seu interesse, como uma obra de
arte, um relato de experiência ou um programa de computador. O aprendiz constrói alguma coisa, ou seja,
é o aprendizado por meio do fazer, do "colocar a mão na massa". O
fato de o aprendiz estar construindo algo do seu interesse e para o qual ele
está bastante motivado. O envolvimento afetivo torna a aprendizagem mais
significativa.
Referências:
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