sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Educação à Distância

        A EAD é uma modalidade educacional reconhecida em 1996 pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional que oferece um ensino a partir das tecnologias de informação e comunicação, podemos destacar como principal a internet, material impresso, vídeo e televisão, rádio, CD-ROM, teleconferências, webconferências  e ambientes virtuais de aprendizagem que também são comuns em instituições de ensino presenciais, já que a Portaria 2253/2001 do Ministério da Educação,  regulariza a oferta de até 20% de carga horária a distância nos cursos de graduação presenciais. A EAD possibilita o aluno cursar o ensino superior sem precisar estar fisicamente  e em contato com o professor na universidade ou faculdade. O aluno pode desenvolver as atividades e leituras propostas em sua casa ou trabalho, criando possibilidades para as pessoas que não tem tempo de frequentar uma sala de aula diariamente.
          O aluno de EAD terá uma autoaprendizagem, por isso tem que ter uma atitude de autonomia, organização, dedicação e pesquisar muito para conseguir realizar as atividades e aprender os conteúdos. A educação a distância não tem redução de carga horária e sua qualidade não é inferior a de presenciais, porém na sociedade ainda tem muito preconceito quanto a isso, principalmente vindo de pessoas conservadoras. Muitas pessoas tem receio em cursar pelo fato de não ter um contato próximo com o professor, não podendo sessar todas as dúvidas que surgirão a partir dos conteúdos, como acontece nas faculdades presenciais. O ponto forte e positivo é que muitas pessoas podem ter acesso ao estudo em sua residência, dando oportunidade  para pessoas que não conseguem conciliar o trabalho, a família e o estudo presencial.
          A EAD necessita de processo didático diferenciado, já que a interação não ocorre oralmente e pessoalmente com o professor mas sim midiatizado. A didática deve estimular a aprendizagem colaborativa e efetiva, o  planejamento de cursos se dá a partir de um projeto politico pedagógico baseado em um referencial epistemológico, conceitual e pedagógico.
 São disponibilizados os conteúdos do curso para o aluno e esse deve acessar, ler e resolver as atividades propostas. As instituição devem ter um cuidado na elaboração do currículo e do material didático e também nas questões técnicas, necessita de uma esquipe técnica e de uma equipe pedagógica muito bem organizada, da qual fazem parte vários  professores, sendo que cada um é responsável por uma área. Há o professor formador que é responsável por acompanhar a disciplina na perspectiva do desenvolvimento pedagógico, o conceptor e realizador de cursos e materiais que organiza os projetos, o professor pesquisador que atualiza a disciplina na dimensão técnica e o professor tutor, que é o professor formador, que media o conteúdo, as avaliações e que tem o contato direto com o aluno, é  responsável por conferir a qualidade da aprendizagem do aluno, é responsável por corrigir os trabalhos e avaliações dos alunos e também media o feedback do aluno, que é o retorno que ele dá sobre o que aprendeu sobre a atividade. Para ser um tutor ou professor de EAD, é necessário fazer uma pós graduação em Educação a Distância.
        Os modelos teóricos na EAD são baseados em sete grandes autores: Otto Peters, Michael Moore, Borje Holmberg, Demond Keegan, D.R. Garrison, John Verduin e Thomas Clark, são eles:
Teoria da industrialização: compara a EAD com o processo de industrialização, tendo como centro uma abordagem tecnicista que prepara o aluno mais para o mercado do trabalho do que para ter um conhecimento crítico.
 Teoria da Distância Transacional e Autonomia do Aprendiz: trás a interação do aluno com o professor através do diálogo, sendo necessário para que assim o professor possa ajudar o aluno nas suas necessidades.
Teoria da Conversação Didática Guiada: valorização do pessoal, reconhecendo as diferenças dos alunos e a necessidade de métodos diferentes de ensino.
Teoria da Reintegração dos Atos de Ensino e Aprendizagem: defende a reorganização dos espaços não presenciais no curso a distância, e a importância e necessidade da comunicação oral na EAD.
Teoria da Comunicação e Controle do Aprendiz: trás o controle necessário da autoaprendizagem do aluno.
Teoria da Tridimensionalidade: apresenta três dimensões para organização de um modelo de ensino a distância. 1. Diálogo e suporte: a organização de estruturas que permitam e motivem o diálogo; 2. Estrutura e especialização: quanto mais bem estruturados e especializados os conteúdos e sua disposição maior a qualidade do processo; 3. Competência e autonomia ou auto direção: referente a aspectos proativos do aluno que precisam ser estimulados e que tem relação com a estrutura dos conteúdos no curso.
        Uma das políticas públicas sobre a Educação a Distância, existentes no Brasil é a regulamentada pelo Decreto 5.800 de 08 de junho de 2006, a UAB- Universidade Aberta do Brasil, que é  um sistema que integra universidades públicas que oferecem formação a distância.
         A grande procura por uma formação está proporcionando o crescimento de alunos na Educação a Distância, porque como mencionado, dá a oportunidade de estudar em casa ou no trabalho, facilitando o acesso ao estudo para as pessoas que não tem condições de estudar em uma faculdade ou curso presencial.

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