A EAD é uma modalidade educacional
reconhecida em 1996 pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional que
oferece um ensino a partir das tecnologias de informação e comunicação, podemos
destacar como principal a internet, material impresso, vídeo e televisão, rádio, CD-ROM,
teleconferências, webconferências e
ambientes virtuais de aprendizagem que também são comuns em instituições de
ensino presenciais, já que a
Portaria
2253/2001 do Ministério da Educação,
regulariza a oferta de até 20% de carga horária a distância nos cursos
de graduação presenciais. A EAD possibilita o aluno cursar o ensino superior sem precisar estar
fisicamente e em contato com o professor
na universidade ou faculdade. O aluno pode desenvolver as atividades e leituras
propostas em sua casa ou trabalho, criando possibilidades para as pessoas que
não tem tempo de frequentar uma sala de aula diariamente.
O aluno de EAD terá uma autoaprendizagem, por
isso tem que ter uma atitude de autonomia, organização, dedicação e pesquisar
muito para conseguir realizar as atividades e aprender os conteúdos. A educação
a distância não tem redução de carga horária e sua qualidade não é inferior a
de presenciais, porém na sociedade ainda tem muito preconceito quanto a isso,
principalmente vindo de pessoas conservadoras. Muitas pessoas tem receio em
cursar pelo fato de não ter um contato próximo com o professor, não podendo
sessar todas as dúvidas que surgirão a partir dos conteúdos, como acontece nas
faculdades presenciais. O ponto forte e positivo é que muitas pessoas podem ter
acesso ao estudo em sua residência, dando oportunidade para pessoas que não conseguem conciliar o
trabalho, a família e o estudo presencial.
A EAD
necessita de processo didático diferenciado, já que a interação não ocorre
oralmente e pessoalmente com o professor mas sim midiatizado. A didática deve
estimular a aprendizagem colaborativa e efetiva, o planejamento de cursos se dá a partir de um
projeto politico pedagógico baseado em um referencial epistemológico,
conceitual e pedagógico.
São
disponibilizados os conteúdos do curso para o aluno e esse deve acessar, ler e
resolver as atividades propostas. As instituição devem ter um cuidado na elaboração
do currículo e do material didático e também nas questões técnicas, necessita
de uma esquipe técnica e de uma equipe pedagógica muito bem organizada, da qual
fazem parte vários professores, sendo
que cada um é responsável por uma área. Há o professor formador que é
responsável por acompanhar a disciplina na perspectiva do desenvolvimento
pedagógico, o conceptor e realizador de cursos e materiais que organiza os
projetos, o professor pesquisador que atualiza a disciplina na dimensão técnica
e o professor tutor, que é o professor formador, que media o conteúdo, as
avaliações e que tem o contato direto com o aluno, é responsável por conferir a qualidade da
aprendizagem do aluno, é responsável por corrigir os trabalhos e avaliações dos
alunos e também media o feedback do aluno, que é o retorno que ele dá sobre o
que aprendeu sobre a atividade. Para ser um tutor ou professor de EAD, é
necessário fazer uma pós graduação em Educação a Distância.
Os modelos teóricos na EAD são baseados em
sete grandes autores: Otto Peters, Michael Moore, Borje Holmberg, Demond Keegan,
D.R. Garrison, John Verduin e Thomas Clark, são eles:
Teoria da industrialização: compara a EAD com o processo de
industrialização, tendo como centro uma abordagem tecnicista que prepara o
aluno mais para o mercado do trabalho do que para ter um conhecimento crítico.
Teoria da
Distância Transacional e Autonomia do Aprendiz: trás a interação do aluno com o
professor através do diálogo, sendo necessário para que assim o professor possa
ajudar o aluno nas suas necessidades.
Teoria da Conversação Didática Guiada: valorização do pessoal, reconhecendo
as diferenças dos alunos e a necessidade de métodos diferentes de ensino.
Teoria da Reintegração dos Atos de Ensino e Aprendizagem: defende a reorganização dos espaços
não presenciais no curso a distância, e a importância e necessidade da
comunicação oral na EAD.
Teoria da Comunicação e Controle do Aprendiz: trás o controle necessário da
autoaprendizagem do aluno.
Teoria da Tridimensionalidade: apresenta três dimensões para
organização de um modelo de ensino a distância. 1. Diálogo e suporte: a
organização de estruturas que permitam e motivem o diálogo; 2. Estrutura e
especialização: quanto mais bem estruturados e especializados os conteúdos e
sua disposição maior a qualidade do processo; 3. Competência e autonomia ou auto
direção: referente a aspectos proativos do aluno que precisam ser estimulados e
que tem relação com a estrutura dos conteúdos no curso.
Uma das políticas públicas sobre a
Educação a Distância, existentes no Brasil é a regulamentada
pelo Decreto 5.800 de 08 de junho de 2006, a UAB- Universidade Aberta do
Brasil, que é um sistema que integra
universidades públicas que oferecem formação a distância.
A grande procura por uma formação está
proporcionando o crescimento de alunos na Educação a Distância, porque como
mencionado, dá a oportunidade de estudar em casa ou no trabalho, facilitando o
acesso ao estudo para as pessoas que não tem condições de estudar em uma
faculdade ou curso presencial.
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